quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Somos o que comemos!

Fatídicas questões...

- Por que estou engordando?
- Por que não emagreço?

Ou ainda pior, afirmações...

- Não estou comendo e estou engordando.

Nosso organismo tem um gasto energético diário, que é reposto através da alimentação, e este gasto requer reposição de três grandes ajudantes do nosso corpo: Carboidrato, Proteína e Lipídio.
Aí vem a pergunta que não quer calar: Mas carboidrato? Não é açúcar? E prejudicial ao corpo?
Negativo. O Carboidrato é uma grande fonte de energia para nosso corpo, que mantém todos os órgãos em funcionamento, sem ele, não há vida.
Mas, quando tratamos de carboidrato, não nos referimos ao açúcar refinado ou de mesa como é conhecido também, e sim, a alimentos que contenham esse tipo de nutriente.
Quase todos os alimentos contém carboidratos. Sim, quase todos! Uns em maior quantidade, outros em menor, por isso, toda nossa alimentação de 24 horas deve ser balanceada, calculada para não estrapolar o limite necessário ao nosso corpo.
Quando o limite é ultrapassado, podemos adquirir as desagradáveis consequencias, como diabetes, aumento do triglicérides.
Que alimento é o vilão?
Nenhum.
Todos os alimentos são ricos em algum nutriente e pode trazer benefícios ao nosso organismo, o problema é a quantidade ingerida de cada um.
Balas, sorvetes, chicletes e doces em geral contém grande quantidade de carboidrato que chamamos de simples, um tipo de açúcar que é absorvido rápido pelo organismo e pode aumentar a glicemia rapidamente.

Por exemplo:

1 simples copo de Refrigerante tipo guaraná, contém 25 g de carboidrato o que é igual a 100 kcal - 10% do necessário de carboidrato.

1 colher de sopa de açúcar tem em torno de 10 g ou 40 kcal de carboidrato

1 colher de sopa de achocolatado tem a mesma quantidade calórica do açúcar no que condiz a carboidrato.

Um individuo que gosta muito de refrigerante e toma 3 copos em um dia;
Gosta de açúcar e a cada adoçada ao leite coloca 2 colheres e tomas 3 vezes leite no dia = 6 colheres de açúcar em um dia;
Gosta do achocolatado no leite e coloca 2 colheres cada vez = 6 colheres por dia.

Somatória:
refrigerante: 3 x 100 kcal
Açúcar: 6 x 40 kcal
Achocolatado: 6 x 40 kcal
Total: 780 kcal

OBSERVAÇÃO: CONTAMOS SOMENTE CARBOIDRATO!!! RELAÇÃO KCAL DE CARBOIDRATO!!!

Um indivíduo normal que necessita de 2000 kcal por dia, de carboidrato necessita em torno de 1000 kcal (50% do total)
Vamos analisar:
Se uma pessoa usou 780 kcal somente em três itens de sua alimentação, fatalmente ultrapassará a quantidade necessária diária com os alimentos tradicionais como arroz, feijão, carne, saladas, pão, etc.

UAUUUUU!!!
Percebem onde está o perigo? O exagero!
Poderiam ser substituidas essas 780 kcal com produtos mais naturais, como frutas no leite (que já tem açúcar natural chamado frutose) e tomar Suco de Frutas natural sem açúcar ou com adoçante natural (Stevia)... será que seria 780 kcal utilizadas inutilmente?

Vale a Reflexão!!

Por isso...

Lembre-se:

"SOMOS O QUE COMEMOS!"

Fique ligado! A próxima postagem conversaremos sobre os lipídios! Vilão ou companheiro?

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

http://www.youtube.com/watch?v=fXCWhDuZ7n8

Para contratação ou mais informações sobre os serviços citados entre em contato pelo telefone: (16) 96087222 ou pelo email: lisa_nutricao@yahoo.com.br

Lisamara Baffa

Nutricionista

CRN 25343

TREINAMENTO PARA MANIPULADORES DE ALIMENTOS

Tipo de Consultoria realizada em estabelecimentos comerciais que lidam com alimentação, destina-se aos profissionais Auxiliares de Cozinha.

Consiste em Análise acompanhado de relatório quanto a estrutura, materiais de uso, manutenção e higienização do local de trabalho, bem como acompanhamento rápido do trabalho dos auxiliares de cozinha, com treinamento quanto a higienização, preparo dos alimentos, programa de aproveitamento alimentar e prevenção de contaminação-cruzada.

Outros serviços extras:

Manual de Boas Práticas de Fabricação

Rotulagens de Alimentos

Lista de Compras

Cardápios Especiais

PERSONAL DIET

O profissional nutricionista vai à residência, verifica os hábitos, preferências alimentares e rotina familiar, realiza a avaliação física e elabora o cardápio semanal de acordo com o objetivo.

A partir disso é elaborada a lista de compras, o acompanhamento ao supermercado demonstrando as melhores formas a obter melhor aproveitamento de nutrientes e uma alimentação saudável.

Desde o armazenamento dos alimentos até o tipo de panela utilizado, tudo é verificado.

O programa de reeducação alimentar para a família é proposto pelo personal diet para manutenção do peso e qualidade de vida de uma família completa.

ATENDIMENTO HOME CARE

Atendimento domiciliar, a nutricionista faz os procedimentos de aferição do paciente acamado, com orientação a família quanto a condição corpórea e formas de melhora na alimentação acompanhado de plano alimentar com textura específica para cada caso, sendo pastosa em via oral, líquida em via enteral e se necessário parenteral.

· Pós cirurgia

· Paraplegia

· Tetraplegia

· Câncer

· Aids

· Outros

ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO

Atendimento em consultório, com o auxílio da Nutricionista, o cliente recebe plano alimentar específico para sua condição física, necessidade calórica e patológica. Tem o prazo até a próxima consulta para se adaptar a nova realidade alimentar e recebe nova modificação até o ideal para seu organismo.

Obesidade

Desnutrição

Diabetes

Hipertensão

Colesterol

Triglicérides

E outras...